O que é propósito de vida e como definir o seu (+6 dicas) (2023)

Bem-estar

Uma pessoa pode passar a vida sem saber para onde ir ou o que fazer, cem por cento perdida durante toda a jornada. Ou, então, pode ter claro em sua mente qual é o seu propósito de vida. Você já encontrou pessoas assim perto de você?

Se você é do tipo que não tem ideia do que fazer, ou se você achava que sabia e agora não vê sentido no que está fazendo, não se preocupe. Afinal, isso é muito comum de acontecer, mas algumas pessoas podem achar muito difícil sair dessa!

É por isso que a Eurekka fez este texto, para te explicar como definir o seu propósito de vida. Entenda e reflita sobre o assunto, finalizando com nossas seis dicas fáceis e práticas para resolver isso de uma vez por todas!

Índice

O que é um propósito de vida?

Um propósito de vida é uma espécie de meta que você mantém a longo prazo, para realizar algo grande. É aquilo que vai te fazer “zerar” a vida, no seu ponto de vista. Algumas pessoas também chamam de “sonho” de vida. Isso impacta não só a nossa vida, mas também a vida de quem está à nossa volta.

Pode ser, por exemplo, casar, ser dono de um grande negócio, se graduar e ser um bom profissional na área X, ser professor, morar fora do país, e por aí vai.

Por ser algo grande, não costumamos chamar de “meta”, já que pode levar uma vida inteira para conquistar este sonho.

Uma meta seria, por exemplo, entrar em uma faculdade X, para se graduar e conseguir o tão sonhado diploma, que te aproxima do seu propósito de vida, que é ser um bom profissional na sua área.

(Video) 5 DICAS PARA DESCOBRIR O SEU PROPÓSITO DE VIDA E TER MAIS FELICIDADE

Leia também: metas e objetivos: qual a diferença?

Para que ter um propósito de vida?

O propósito de vida pode servir como um norte para as suas futuras decisões. Afinal, é bom que você vivade acordo com o seu propósito.

Por exemplo, se você decide que o seu propósito de vida é se tornar um bom veterinário para salvar vidas e garantir o bem-estar dos animais, você vai ter a sua vida girando em torno disso.

Ou seja, pode gastar menos com lazer e guardar o dinheiro para comprar livros e materiais de estudo; pode sair menos e estudar mais; prestar mais atenção nos animais à sua volta; pode ver sentido em gastar uma boa quantia em materiais de veterinária, já que isso vai ter um impacto positivo no seu futuro, ao invés de gastar este dinheiro em uma festa, por exemplo.

O que é propósito de vida e como definir o seu (+6 dicas) (1)

Qual é o meu propósito de vida?

Esta é uma reflexão que você precisa fazer consigo mesmo. O que eu quero dizer com isso? Bem, quero dizer que não adianta buscar validação nos seus pais ou amigos. Talvez, eles não entendam a sua motivação ou a sua paixão, já que eles não são você.

Então, reflita sobre o que você sente sobre determinados assuntos. Comece do mais amplo e vá estreitando.

Você pode, por exemplo, separar as coisas em “gosto” e “não gosto”. Depois, pode separar as que você gosta em “importante para mim” e “não importante para mim”. Por exemplo: eu gosto de cozinhar, mas cozinhar não é importante para mim, não traz nenhum significado profundo ou sentimento forte.

Contudo, por outro lado, eu gosto de estar com pessoas, e estar com pessoas é importante para mim. Gosto de dar o meu melhor para ouvir as pessoas de forma atenciosa e ajudá-las quando precisam, seja qual for o jeito. Isso tem um sentido para mim, me faz brilhar os olhos quando penso.

E você? Pelo que você gostaria de ser lembrado? Quando você tiver 80 anos, o que vai querer ver na sua história de vida? O que vai te deixar feliz e satisfeito por ter sido feito? Você pode usar estas reflexões para direcionar o seu raciocínio.

Assim, é provável que você encontre seu propósito de vida.

Como definir o propósito de vida

Como já dissemos antes, algumas perguntas podem nortear o seu propósito de vida. Pensar mais sobre você mesmo é a chave; o autoconhecimento é seu maior parceiro nesta decisão.

(Video) Como Descobrir Meu Propósito de Vida? (5 Melhores Dicas)

Além disso, separamos algumas dicas mais específicas para te ajudar a escolher, tornando a decisão mais fácil e prática.

1. Saiba os seus valores pessoais

Saber do que você gosta e do que você não gosta, como foi o exemplo, é muito importante. Porém, além disso, é vital ter noção dos seus valores pessoais. Ou seja, o que é relevante para você, o que é verdade para você e no que você acredita.

Por exemplo, muitas pessoas encontram o seu propósito de vida na religião. Outras pessoas o encontram na política. Para chegar até lá, precisaram ter valores pessoais bem específicos e delimitados sobre esses assuntos.

E se você pudesse ter conselhos terapêuticos no seu bolso para te ajudar na busca pelo autoconhecimento? É essa a intenção do Clube do Livro Eurekka. Com ele, você vai receber, todos os meses, um livro de um tema exclusivo e muitos outros bônus especiais! Clica no banner pra saber mais!

2. Pense sobre as coisas que gosta de fazer

Seus gostos pessoais fazem parte de quem você é. Por isso, eles te ajudam a entender qual pode ser o caminho certo para você.

Então, pense em tudo que você gosta de fazer. Pode até ser algo que você considere bobo, como ler ou desenhar. Depois, pense no que aquilo significa para você. Assim, você vai perceber que algumas coisas são bem menos “bobas” do que parecem à primeira vista.

Desenhar pode ser o seu propósito de vida, pois é o jeito que você se expressa, a forma como lida com o mundo, e seus desenhos podem ajudar outras pessoas a se expressarem também, se identificando com a sua arte. Já pensou nisso?

3. Contribua com algo para o mundo

Aqui, é vital entender que não precisa ser algo grandioso. Pode ser um ato pequeno, que cause mudanças para o mundo. Se você percebe que seu propósito de vida é desenhar, como no exemplo anterior, pense: como isso pode contribuir para o mundo?

Você pode vender seus desenhos e gerar felicidade para outras pessoas. Ou, então, se voluntariar em alguma ação social e fornecer seus desenhos para a população atendida, como crianças, idosos ou pessoas em situação de rua.

Uma menina está famosa no Instagram por desenhar pessoas que vê na rua e, então, dar o desenho como um presente para esta pessoa. Esse é um ótimo exemplo de como você pode causar mudanças sem precisar de muito: ela faz o que gosta e, ao presentear o outro, causa pequenas mudanças por onde passa.

O que é propósito de vida e como definir o seu (+6 dicas) (3)

4. Defina o que precisa para fazer acontecer

Mais uma vez, o autoconhecimento é muito importante. E saber criar metas e micropassos também!

(Video) CONSEJOS para descubrir tu VERDADERO Propósito | Bob Proctor en Español: 10 Reglas para el éxito

Se você já pensou em algo (ou mais de um “algo”) que é importante para você, de que você gosta e que poderia impactar sua vida e a de outros ao seu redor, é hora de pensar como isso aconteceria.

Você precisa de um diploma para isso acontecer? Ou só cursos livres funcionam? E se você começar agora mesmo, enquanto vai se especializando?

Talvez você nem precise se especializar! Talvez o seu propósito de vida seja fazer boas ações, por exemplo. Então, tudo que você precisa é se voluntariar em projetos e colocar a mão na massa!

Pensar nessas questões vai te ajudar a sentir este propósito de forma mais intensa e concreta, tirando tudo do papel.

5. Entenda que o propósito de vida é mutável

Como tudo na vida, é muito comum que você ache algo perfeito para você e, depois, mude de ideia. E, aliás, isso nem quer dizer que você errou na ideia anterior!

Muitas vezes, isso só significa que, para aquela época, aquele propósito de vida servia muito bem e fazia muito sentido. Agora, você mudou, e aquele propósito não cabe mais; é preciso se reinventar e, com isso, outros gostos e prioridades surgem.

6. Busque o autoconhecimento

Como falamos antes, se autoconhecer é a chave para encontrar o propósito de vida certo para você!

Por isso, saber o que você gosta e desgosta, o que é seu e o que é pressão da família, o que é vital na sua vida e o que você faz por obrigação… Tudo isso faz parte de um longo — e às vezes, doloroso — processo de autoconhecimento.

Não tenha medo dessas descobertas! Elas vão te fazer mais forte e mais independente. Saber sobre si mesmo vai te fazer uma pessoa mais certeira, sem pisar tanto na bola e, muitas vezes, te deixa menos infeliz ou estressado.

Afinal, você aprende quais são as causas desses sentimentos ruins e se livra do mal pela raiz!

O que é propósito de vida e como definir o seu (+6 dicas) (4)

A Eurekka é a maior clínica de psicologia online do Brasil. E que melhor lugar para buscar o autoconhecimento do que na terapia?

(Video) Ikigai: encontre o seu propósito em 5 passos | Oi! Seiiti Arata 140

Questões existenciais, planos para o futuro e reflexões sobre a vida são sempre muito bem vindas nas sessões de terapia.

Além disso, muita gente prefere falar sobre isso com um psicólogo do que com amigos ou familiares, já que, na terapia, sabemos que vamos encontrar um lugar seguro, acolhedor e livre de julgamentos. Isso ajuda muito a tomar as decisões corretas, sem tanta interferência externa.

Por isso, não deixe de conhecer os nossos psicoterapeutas escolhidos a dedo para ajudar você! Clique aqui e saiba mais sobre a terapia na Eurekka.

E, para ter mais conteúdo sobre saúde mental e autoconhecimento, não deixe de conferir nossas redes sociais:

🥰 Este artigo te ajudou?

0/54

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Terapia para quem não tem tempo: saúde mental de forma práticaEquipe Eurekka - 21/07/2022É muito comum ouvirmos: “minha rotina é muito cheia, não tenho tempo para terapia”. Com certeza, você já ouviu isso de alguém ou até falou isso em uma conversa, não é? Mas o online veio para facilitar esse processo e proporcionar terapia para quem não tem tempo. Além disso, o cuidado com a saúde mental…Como ter DISCIPLINA se eu não tenho MOTIVAÇÃO?Equipe Eurekka - 02/05/2022Se você já começou um projeto novo ou quis mudar a rotina, como começar uma dieta ou estudar mais, você sabe que a motivação nem sempre nos ajuda a mudar. Então, como ter disciplina se eu não tenho motivação? Pode parecer a mesma coisa, mas a disciplina tem uma função bem diferente da motivação. Na…Ansiedade: o guia completo com tudo que você precisa saberEquipe Eurekka - 31/03/2022Sabia que a ansiedade é algo comum na vida de todos? É verdade. Se sentir ansioso, nervoso ou com expectativas em relação a algo do futuro é normal e é saudável, pois nos faz planejar para aquilo que nos causa esse sentimento. No entanto, quando a ansiedade começa a surgir em níveis muito elevados ou…DASS-21: faça o Teste de Depressão, Ansiedade e Estresse!Bárbara Stein - 09/03/2021O DASS-21 é um Teste de Depressão, Ansiedade e Estresse. É um método rápido e fácil para você saber até que ponto consegue se manter bem e quando as coisas estão saindo do controle. Ao longo da sua semana, você já deve ter reparado, inúmeras vezes, pensamentos como: “eu não vou conseguir dar conta, pois…Guia prático: o que é tempo de qualidade e como ter umEquipe Eurekka - 14/05/2022Você consegue dedicar seu tempo e sua atenção exclusiva para si mesmo e para outras pessoas? Isso se chama tempo de qualidade e é uma ação vital para você ter relacionamentos saudáveis e bem aproveitados. Hoje em dia, tempo de qualidade é um assunto que precisa ser mais discutido. Afinal, não podemos deixar que a…Sibutramina: entenda os benefícios e efeitos colateraisEquipe Eurekka - 29/09/2020A obesidade é um dos principais problemas de saúde dos tempos modernos por aumentar o risco de várias outras doenças. Há esforços e pesquisas, contudo, tratar a obesidade ainda é um grande desafio. Por isso, a sibutramina é hoje em dia um dos remédios mais usados para ajudar na perda de peso. Mas para quem…Como ser uma pessoa feliz? Psicólogos te ajudam a ser feliz todos os diasEquipe Eurekka - 20/08/2022Todo mundo quer ser feliz. Quer ouvir os passarinhos cantando e sentir a boa energia de uma nova chance na vida… Contudo, se você acorda e tudo que ouve é o despertador barulhento e o trânsito caótico, pode estar se perguntando: como ser uma pessoa feliz? Se você gostaria de acordar com o sentimento de…
(Video) Como descobrir seu Propósito?

FAQs

Qual é o seu propósito de vida exemplos? ›

Ser a mudança que eu quero ver no mundo. Ser alguém que busca construir uma vida melhor para mim e para as pessoas ao meu redor constantemente. Ser autêntico e verdadeiro comigo mesmo e com as pessoas para que eu possa criar uma base de confiança ao meu redor.

Qual é o seu propósito de vida Brainly? ›

Resposta: O propósito de vida é o motivo pelo qual você acorda todas as manhãs. É a sua missão no mundo, algo que faz você se sentir bem. Por meio dele, fica claro o motivo da sua existência e a diferença que isso faz para as pessoas.

Qual é o meu propósito de vida teste? ›

O teste PIL: um propósito de vida. O PIL (Purpose In Life Test) é um instrumento de avaliação de 20 itens. É respondido usando uma escala do tipo Likert variando de 1 a 7, em progressão ascendente. Portanto, ao somar as pontuações de cada enunciado, é obtida uma média do alcance de propósito de vida que uma pessoa tem.

Qual é o seu propósito? ›

Primordialmente, o propósito de vida é aquilo que há de mais importante para um ser humano. Portanto, faz parte daquilo que nós somos, e além disso, é também é o que torna a nossa vida cheia de significado. Quem não tem algo para acreditar ou aquela vocação que faz seu coração bater mais forte, anda pela vida perdido.

Qual seu propósito de vida redação? ›

O propósito de sua vida, significa, o que você vai querer com essa escolha profissional, sua meta, seu sonho. Propósito de vida, poderia ser também de ter filhos, família e tudo mais, porém, precisa entender que não pode fugir do tema. Então, propósito profissional no caso.

Qual é o seu propósito frases? ›

Frases sobre propósitos e metas

Os vencedores têm metas, os perdedores desculpas. Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer. Uma meta sem um plano é somente um desejo. É preciso impor a si mesmo algumas metas e ter a coragem de alcançá-las.

Quais são os 5 passos para você encontrar seu propósito? ›

Você pode encontrar seu ikigai em apenas 5 passos
  1. Passo 1. Começar pequeno. ...
  2. Passo 2. Libertar-se. ...
  3. Passo 3. Buscar harmonia e sustentabilidade. ...
  4. Passo 4. Ter alegria nas pequenas coisas. ...
  5. Passo 5. Estar no aqui e agora.

Quando você tem um propósito na sua vida? ›

Quando você tem um propósito na vida, você o expressa constantemente e baseia suas decisões, pensamentos, sentimentos e ações em torno dele. Uma pessoa que conhece seu propósito de vida tende a causar um impacto maior através de seu trabalho, o que estimula um sentimento de gratificação.

Quem vive propósito? ›

⁠Só vive o propósito quem suporta o processo, aguente firme Deus está com sua família, essa tempestade vai passar, ele tem um plano nas vossas vidas, continuem firmes e Lutando, quando você nem imaginar as benções chegaram ao seu tempo ele nunca atrasa, Deus está cuidando de você.

O que é propósito Brainly? ›

O propósito é algo que te move, sem ele você desiste frente as dificildades e desafios, e seguramente elas aparecem. Com um propósito claro você tem uma mola propulsora que te faz passar por esses momentos, ao mesmo tempo em que está entregando algo de valor que você é a melhor pessoa para entregar.

Onde passa uma vida com propósito? ›

Sinopse. Rachel Joy Scott (Masey McLain) é uma das estudantes do Columbine High School, mas, diferentemente dos demais, é convicta da existência de Deus.

Qual o propósito da minha alma? ›

Alguns dos maiores indícios para encontrar o propósito da sua alma podem estar escondidos dentro dos interesses e sonhos que você tinha quando criança. Faça uma reconexão com essas ideias, mesmo as que parecem mais tolas, e veja onde será levado com isso.

Qual é o sentido da vida? ›

O que importa não é o sentido da vida de um modo geral, mas sim o sentido específico da vida de uma pessoa, em determinado momento de sua existência. Cada um tem sua vocação, sua missão pessoal, para a qual precisa executar tarefas específicas.

O que é o propósito? ›

Significado de Propósito

substantivo masculino O que se quer fazer, realizar; plano, intuito, alvo: tinha como propósito mudar de cidade. Grande vontade de realizar ou de alcançar alguma coisa; desígnio: ser feliz é o meu propósito de vida.

O que significa um propósito pra você? ›

No dicionário “propósito” é a “intenção de se fazer algo” ou “aquilo que se busca alcançar”.

Como fazer um bom propósito? ›

Para fazer um propósito você deve orar e expor em sua oração como funcionária esse compromisso, pois propósito é compromisso, não faça (prometa) o que você já sabe que não cumprirá, contudo propósito exige esforço também.

O que te faz viver com propósito? ›

Um viver com propósito é baseado em um viver capaz de realizar e experienciar coisas que dão prazer, pois são essas ações, com sabor, que dão sentido à vida. Elas são capazes de tornar a existência mais longa e feliz. Este é o princípio do Ikigai, um conceito japonês, que traduzido, significa “vida que vale a pena”.

Por que ter um propósito de vida? ›

Ter um propósito de vida talvez seja o que há de mais sublime para um ser humano. O propósito faz parte de nossa identidade pessoal, e além disso, é também é o que torna a nossa vida cheia de significado e sentido.

Tem um propósito de vida? ›

Propósito de vida se trata de um planejamento a longo prazo para a realização de coisas grandes. Grandes não em tamanho, mas na forma como impacta a nós mesmos e o ambiente onde estamos. Ou seja, tenha em mente que o seu propósito quase sempre acaba encontrando o de outra pessoa, dando mais significado a ele.

Como saber qual é o meu Dharma? ›

Quando existe felicidade, alegria e animação em algo que você faz na vida e no dia a dia, pode ser um caminho para encontrar seu dever. Esse também é um sinal do universo, mostrando que é o caminho certo para encontrar o seu Dharma.

Como se faz um propósito de oração? ›

Converse com Deus

Você pode pedir-Lhe ajuda, orientação, perdão ou cura. Confie a Ele tudo o que está em sua mente, reconhecendo que a sabedoria e o tempo Dele são maiores do que os seus. Você pode perguntar o que Ele quer que você faça. Compartilhe com Deus seus sentimentos sobre outras pessoas.

Como saber o propósito de Deus? ›

O propósito de Deus, portanto, tem um significado profundo: Ele nos convoca a viver uma vida verdadeira. Em Romanos 8: 28-29, lemos: “Em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados segundo o seu propósito, que é o de serem conformes à semelhança de seu Filho”.

Como saber a idade do karma? ›

A idade do Karma calcula-se somando, primeiro, o dia e o mês de nascimento e, depois, os algarismos que compõem o ano de nascimento. Assim, a idade do karma desta pessoa encontra-se aos 73 anos.

Como saber qual é a minha missão de alma? ›

É preciso pensar em quais são os objetivos da sua alma e não se deixar levar somente pelos sentimentos momentâneos. Parar e pensar sobre o seu cotidiano, a sua família e o que desenvolve no trabalho é uma forma de iniciar essa reflexão. A missão da alma deve ser desenvolvida por você.

Como transformar karma e Dharma? ›

E essa interação só é possível se nos abrirmos à fé e à presença real dessa energia. Ou seja, podemos transformar Carma em Dharma, se formos capazes de realizar nosso propósito e o investimento nessa Energia Maior no momento de nosso nascimento. Esse é um caminho transpessoal, que temos o direito de escolher ou não.

O que significa um propósito na Bíblia? ›

Desta forma, propósito é descrito na Bíblia como viver conforme os planos do Senhor, pois a partir do momento que você está fora do centro da vontade de Deus a vida toma um caminho tortuoso, que traz peso e condenação.

Como fazer a técnica do copo de água? ›

Antes de dormir, faça uma pergunta, exemplo: Como eu posso ter 2.000,00 em três dias… Você pode perguntar qualquer coisa. Faça a pergunta e beba metade da água.

Por que a água no copo? ›

Esse vácuo faz com que a pressão interna se iguale à pressão atmosférica externa, retendo a água no nível do papel. Quando o papel encharca, o equilíbrio entre a parte interna e a externa começa a ser modificado, o vácuo deixa de existir e, então, a água cai. E aí, por quanto tempo você conseguiu manter a água no copo?

Qual é o propósito de Deus para a minha vida? ›

A vida tem um propósito e significado

Deus tem um plano para cada um de nós. Ele criou esta Terra e nos mandou aqui para que pudéssemos ter fé e encontrar alegria. Nossos desafios nos ajudam a crescer e nos preparam para viver com Ele novamente.

Como firmar um propósito com Deus? ›

Confira dicas de como se aproximar de Deus
  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. Quando escolhemos viver ao lado de Deus, devemos ser fiéis a Ele. ...
  3. Estude a Palavra de Deus.
8 Jan 2020

O que é o propósito com Deus? ›

O voto ou propósito com Deus é um tipo de promessa que expressa uma oferta de gratidão por algo que Ele concede. Atualmente as pessoas usam a designação “propósito com Deus” como equivalente ao voto que é mencionado na Bíblia. Nos tempos bíblicos o voto não era uma exigência da Lei; portanto era opcional.

Qual é o sentido da vida é porque estamos aqui? ›

Resposta. o sentido da vida e ser feliz e ter amor ao proximo. estamos aqui para ajudar o proximo, e cumprir uma missao na terra porque todos nos temos uma missao a cumprir nessa terra.

O que é um propósito espiritual? ›

“Uma vida com propósito é uma vida espiritual

Ao buscarmos o significado da palavra espiritualidade no dicionário diz que “É o sentido real, a significância de algo”. Por isso entendo que ao fazermos algo que nos faça sentido, que seja importante para nós, a nossa jornada de vida se torna espiritual.

Videos

1. O Que é Propósito?
(Elaborando Projetos - Sociais e Culturais)
2. 💡What is your MISSION 💡? | Be A Better Person
(SejaUmaPessoaMelhor)
3. 6 DICAS PARA ENCONTRAR SEU PROPÓSITO
(Transformação Criativa)
4. Como Você deve Definir Metas
(Wendell Carvalho)
5. Qual o meu propósito de vida? | Deive Leonardo
(Deive Leonardo)
6. Descubra qual é o seu propósito | Ep 6 - Serie o passo a passo para a Vida Plena | SDS
(Dani Lui - Soft Skills)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Tish Haag

Last Updated: 11/12/2022

Views: 6188

Rating: 4.7 / 5 (67 voted)

Reviews: 82% of readers found this page helpful

Author information

Name: Tish Haag

Birthday: 1999-11-18

Address: 30256 Tara Expressway, Kutchburgh, VT 92892-0078

Phone: +4215847628708

Job: Internal Consulting Engineer

Hobby: Roller skating, Roller skating, Kayaking, Flying, Graffiti, Ghost hunting, scrapbook

Introduction: My name is Tish Haag, I am a excited, delightful, curious, beautiful, agreeable, enchanting, fancy person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.